Conheça a história do União Brasil

Conheça hoje a história do União Brasil, o partido criado a partir da união do PSL (Partido Social Liberal) e do DEM (Democratas), que se tornou oficial em 6 de outubro de 2021.

Tal fato prova os boatos que corriam sobre a união entre os dois partidos e que terá o número 44 como legenda.

Além disso, o novo projeto conta como membro, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta que é um possível candidato ao executivo nas eleições do ano que vem.

Aliás, as vésperas de um ano de eleição é sempre válido entender essas manobras políticas.

Então vem com a gente entender um pouco mais de política!

Qual a proposta do novo partido?

A criação do partido já é oficial, porém precisa do aval do STF, e isso pode levar meses.

Na foto: ACM Neto e Luciano Bivar

O líder do PSL, Luciano Bivar, assume a frente do partido e ACM Neto, o atual presidente do DEM, assume a secretaria geral.

A proposta do União pelo Brasil é sugerir uma terceira via ao Brasil, segundo os próprios fundadores. Portanto, para eles a solução não é Lula nem Bolsonaro, eles propõem uma nova opção de centro-direita.

O manifesto do partido aponta como ponto central o amor pelo Brasil por isso nosso objetivo é que você conheça a história do União Brasil , já que segundo os próprios a ideia do projeto tem fortes raízes nesse valor.

Da mesma forma eles afirmam que um “Brasil democrático, livre, justo, pulsante e pujante que todos nós, brasileiros, desejamos é evidentemente uma obra em aberto”. Devido existe a promessa de “ajustar” o modelo de democracia do nosso país.

DEM e PSL aprovam fusão; novo partido se chamará União Brasil – Fonte: G1

Dessa forma União Brasil já começa forte, isso porque tanto o DEM quanto o PSL possuem um número grande de deputados, senadores, prefeitos e governadores eleitos. Além disso, grandes nomes da política do Brasil estão filiados ao partido, alguns já citados no texto.

Contudo, até agora o partido não trouxe propostas concretas de governo e também não anunciou quem seria seu nome para concorrer a presidência, mas apenas afirmou que teria um candidato, sugerindo possíveis nomes.

Ainda assim, alguns filiados romperam com o atual governo enquanto outros que já declaram apoio ao mesmo. Ou seja, tudo ainda é muito incerto quando o assunto são as eleições de 2022.

A terceira via proposta pelo partido

O partido já começa com 81 deputados federais, sete senadores e três governadores, além de um fundo eleitoral de $160 milhões, sendo a maior bancada da câmara.

Ao falar para a CNN ACM Neto, o presidente do DEM, afirma que o foco do projeto são as próximas eleições.

Partido quer um candidato à Presidência, diz ACM Neto sobre fusão do DEM com PSL | CNN 360

Na conversa ACM Neto não fala sobre qual é a posição exata do partido, se contra ou a favor do governo, porém propõem o partido como uma solução para o centro.

Ele também cita o interesse não só na presidência, mas na eleição de governadores pelo partido. 

Ele cita também a chance de trazer novos entrantes, ou seja, filiados que não eram membros de nenhum dos dois partidos originais.

Assim, o partido propõe uma via do meio com base na atual demanda pela redução da polarização política no Brasil, que hoje se concentra nos nomes já anunciados, Jair Bolsonaro e Lula.

Porém, do ponto de vista econômico, nenhum foco objetivo foi citado.

Veja também: Conheça a história do MDB.

O que é o centro na política Brasileira?

No Brasil o centro é conhecido por ser crucial na aprovação de projetos, seja na câmara ou no senado. A maioria dos partidos do Brasil se declaram como de centro, sendo a maioria deles de centro-direita.

Essa definição coloca esses partidos no centro das discussões, ou seja, o melhor argumento, a melhor proposta, o melhor projeto, seja da oposição ou do governo, terá o apoio desses partidos. Sendo assim, eles decidem se apoiam os projetos de acordo com a sua base de ideias.

O centro pode ser ora oposição, ora pró-governo, daí vem a grande corrida de ter esses partidos ao lado na hora de aprovar um projeto. O centro tem uma grande força política no Brasil.

Dessa forma a posição política partidos de centro-direita tendem a apoiar propostas e governos de direita, assim como os de centro-esquerda o contrário.

O novo partido pretende seguir as posições do DEM e do PSL, ou seja, de centro-direita.

O que esperar ?

O Partido tem um discurso parecido com alguns partidos que já existem no país, pois não trás consigo nada de novo para um partido na sua posição. O próprio PSL tinha um manifesto similar quando Bolsonaro foi candidato pelo partido.

Ainda é cedo para dizer qual rumo o partido irá tomar, e tudo ainda é muito incerto, devido ao pouco tempo de sua criação . Muito pode ocorrer até as eleições de 2022.

O STF ainda não tem definida a aprovação do União Brasil e não há um prazo definido para que isso ocorra. Porém, em entrevista para a CNN, o ex-ministro Mandetta declarou que o partido não apoiará a reeleição de Bolsonaro nem a volta de Lula.

União Brasil não apoiará Bolsonaro ou Lula, diz Mandetta sobre 2022 | EXPRESSO CNN

Inclusive sua posição conflita com o que já foi dito por ACM Neto logo após a aprovação do partido. É notável, portanto, que o partido já se alinha para lançar uma candidatura própria, embora quem ainda não ainda não tenha a definição de quem.

Um conselho do Boletim Econômico

É preciso ter cautela e analisar de forma muito imparcial as eleições de 2022. Polarizar eleições não ajuda a democracia e a melhor forma de combate é ter ideias claras sobre as opções que temos.

Isso nos permite tomar decisões melhores, uma vez que o voto para presidente é uma decisão crucial para o país e, como sabemos o histórico político do Brasil já nos provou o quão sensato é votar de forma racional e com menos paixão.

Aliás, e se você quer saber mais sobre as propostas concretas do União Brasil ?

Você pode acessar o link para o manifesto do partido nesse texto, mas, até agora, as propostas concretas não foram divulgadas, uma vez que só podem no ano eleitoral, além de depender da aprovação do partido e da definição do candidato.

Entende por que achamos importante que você conheça a história do União Brasil? O que achou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários e até a próxima!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Entenda os números do Metaverso

Próximo

Manual do Jovem: Educação financeira