Entenda os Partidos Pirata

Nesta matéria você entenderá como e onde surgiu o Partido Pirata, o que buscam e a situação dele no Brasil e ao redor do mundo de maneira clara e objetiva.

Vem comigo!

Oh Yeah Pirate You GIF - Oh Yeah Pirate Pirate You GIFs

Afinal, o que é um Partido Pirata?

Em primeiro lugar, o Partido Pirata surgiu na Suécia em 2006 por Rickard Falkvinge, denominado como Piratepartiet.

O nome deste partido veio de  Piratbyrån: uma organização que tem como intuito contrariar os ideais do grupo antipirataria Antipiratbyrån.

Dessa forma, Partidos Pirata trata-se de partidos políticos que tem como intuito a luta contra a violação do direito de privacidade, bem como das leis de propriedade industrial e intelectual.

Além disso, membros do Partido Pirata são a favor das práticas de compartilhamento, de copyleft e ao estímulo ao domínio público e partilhamento de conhecimento livre.

Sob o âmbito político, são a favor dos direitos civis, transparência pública e da democracia direta.

Partido Pirata ao redor do mundo

Sabe-se que a popularidade do Partido Pirata da Suécia cresceu muito. Assim sendo, esse grupo propagou-se por várias nações a fim de novas organizações surgirem para a defesa dos mesmos ideais.

Partido Pirata – Wikipédia, a enciclopédia livre

Desse modo, o Partido Pirata atua em cerca de 60 países, bem como possui uma rede de ativistas que crescem cada vez mais para outros territórios.

A exemplo, temos na Europa, sobretudo nos países escandinavos, em que este movimento se destacou. Porém, no Leste Europeu o movimento também está tendo um notório crescimento.

LEIA TAMBÉM: A crise dos precatórios federais

Partido Pirata no Brasil

No Brasil, o Partido Pirata surgiu em 2007 e no final de 2008 o fórum já tinha mais de 300 pessoas adeptas ao movimento. No atual fórum, o Facebook, consta mais de 190.000 simpatizantes.

O Partido Pirata do Brasil tem como uma das principais pautas a transparência pública e a inclusão digital.

Partido Pirata do Brasil oficializa registro em cartório - Política -  Política

Ademais, o primeiro encontro oficial de nível nacional do Partido Pirata do Brasil aconteceu em março de 2009, com o nome de “I Insurgência Pirata”.

Além disso, foi fundado o Partido Pirata do Brasil em 28 de julho de 2012 na Sede Social da Solene em Recife. Neste dia, marcaram presença em média 130 simpatizantes de 15 estados do Brasil.

Vale ressaltar que em 02 de setembro de 2013 foi publicado o Estatuto Partidário do Partido Pirata do Brasil no Diário Oficial da União.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior

Economia destrutiva: como decisões econômicas afundam cidades

Próximo

El Salvador adotou o bitcoin como moeda oficial?