Nos últimos anos, foi possível acompanhar o grande progresso tecnológico. Ou seja, vemos no nosso dia a dia as novas tecnologias digitais e a democratização da internet.
Em resumo, caracteriza-se a economia digital pela participação de pessoas, empresas e organizações, todas conectadas de maneira eficiente à internet, nas redes sociais e plataformas econômicas.
No texto de hoje, vamos falar dos prós e contras da economia digital.
O que significa economia digital?
Como já dissemos antes, economia digital envolve pessoas, empresas e organizações conectados à internet.
A economia digital pode ser encarada como um termo que representa um “novo ambiente” composto de tecnologia da informação que influencia diretamente os negócios.
Em outras palavras, um conjunto de técnicas e recursos que foca no uso de ferramentas tecnológicas para incrementar a qualidade do trabalho realizado na empresa.
Ou seja, podendo envolver softwares de controle e gestão, comunicação de longo alcance, e-commerces, entre outras soluções que têm ganhado força nos últimos anos.
•Leia também: Três tendências para a economia digital
Vamos listar abaixo os prós e contras da economia digital.
PRÓS
Mais agilidade para os negócios
O primeiro fato que se nota com as novas tecnologias é é a forma e a velocidade com a qual as pessoas passam a interagir e trocar informações.
Uma mensagem que levaria semanas para ser entregue pode ser distribuída para diversas equipes ao redor do mundo em poucos segundos.
Além disso, a negociação e troca com outras empresas, fornecedores e clientes torna-se extremamente rápida.
Crescimento de novas mercadorias
Agora, com essas novas tecnologias, existe a possibilidade da venda por meio de e-commerces (sites que expõem produtos e serviços físicos).
Também é possível ver o crescimento exponencial dos infoprodutos, mercadorias sem forma física, mas que ainda possuem valor.
Um exemplo que vemos no nosso dia a dia é a venda de softwares, como jogos, filmes, editores de imagem e vídeo.
Não é mais necessário adquirir uma mídia física como antigamente. Antes era necessária a compra desses produtos e serviços em CDs ou DVDs. Já hoje, o comprador faz o download diretamente em sua máquina.
Dessa forma, a empresa pode tanto adquirir quanto fornecer esse tipo de produto mais facilmente, expandindo o tipo de negócio ao qual ela tem acesso.
Leia também: Mercado de games: Entenda um dos mercados mais lucrativos
Aumento da relevância dos dados
Dados e estatísticas sempre foram importantes para as empresas, mesmo antes da tecnologia. Porém, hoje nós temos ferramentas tecnológicas capaz de expandir essas informações, podendo ser coletadas, por exemplo, automaticamente enquanto o usuário navega pelo seu site/e-commerce.
Em suma, facilita a análise e a empresa melhora sua capacidade de tomar decisões.
contras
Como nem tudo são flores, existe também alguns contras da economia digital. Confira alguns pontos abaixo:
Adaptação e inovação constantes
As evoluções tecnológicas mudam muito rápido e a economia digital devem acompanhar essa mudanças.
As empresas buscam estabilidade em sua estrutura, mas com essas novas ferramentas se modernizando numa velocidade alta, dificilmente é possível se apegar a uma mesma prática por muito tempo.
Inovação é uma das demandas primárias para seguir esse método. Em parte, isso pode ser um desafio para a organização do seu negócio. Ou seja, as constantes mudanças podem desnortear um pouco a equipe, o que sempre custa parte de sua produtividade.
Necessidade de mudanças estruturais
Para entrar nesse mundo digital, é necessário fazer um investimento grande, na maioria das vezes com custos bem significativos. Ferramentas, treinamento, aquisição de pessoal especializado são alguns dos requisitos nessa nova era.
Em resumo, o BE é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e com seus familiares para que dessa forma possamos atingir mais pessoas.
