Sim… em pleno século XXI não poderia ser diferente, todas as nossas ações são transformadas em dados. E hoje uma das maneiras mais fáceis e eficiente para tratar dados é através da linguagem Python ou linguagem R.

E quando falamos em economia, estamos falando sobre lidar com recursos escassos. E a melhor maneira de gerir esses recursos é através de um bom estudo analítico.

É claro que, as matérias de estatística e de exatas assombram muitos de nós na faculdade de economia.

Mas, hoje eu quero trazer um resignificado para essas matérias, te mostrando a importância delas na sua formação. E quem sabe… te incentivar à uma carreira mais próspera.

Por que os economistas precisam aprender Python?

confused computer GIF

Na verdade, os economistas sempre tiveram que analisar e testar conjuntos de dados.

Contudo, as linguagens de programação como R e Python são praticamente indispensáveis. Através desses códigos é possível aumentar a eficiência, além de rodar modelos mais complexos para análises. 

Isso porque, o mundo está mudando, ou melhor já mudou!

Estamos vivenciando a era da Machine Learning e Big Data. O que eu quero dizer com isso?

Atualmente, as maquinas estão aprendendo sozinhas a construir análises a partir de dados, e o futuro é esse.

Logo, se você está na faculdade e não quer ver suas habilidades sendo deixadas para trás la no futuro, pegue carona no Python.

O Python para você

Você como economista ou futuro economista precisará adotar Python, isso vai depender muito da sua área de atuação. Contudo, mesmo que você não trabalhe diretamente com análise de dados, é importante compreender o básico.

Dessa forma, a função principal de quem trabalha como economista é ser um tomador de decisões. E essas decisões precisam ser baseada em dados para reduzir o risco das suas ações.

E por que Python?

Primeiramente, é a língua de programação mais reconhecida no mundo, isso porque ele é de fácil compreensão e didática.

Segundo, porque o mercado está solicitando não apenas um economista, mas um tomador de decisão eficiente.

E para te ajudar nessa jornada, separamos alguns cursos de nível básico totalmente gratuito para você compreender essa linguagem.

Well Done Congratulations GIF by America's Got Talent

Por onde você deve começar

Learn Café

Aulas Python:

Curso de aulas de programação usando a linguagem Python, ensinando do básico ao profissional. Contudo, ao concluir este curso você receberá um certificado digital.

Solyd

Python Básico:

O curso Python Básico é um curso da linguagem de programação Python e lógica de programação para iniciantes.

Com isso, se torna um curso ideal para quem nunca programou ou está querendo migrar para a linguagem Python.  E claro, o curso é 100% gratuito e conta com certificado e suporte.

Dessa forma, a intenção do Boletim Econômico é a de colaborar para a formação de melhores economistas. Com isso, Espero que esse cursos ajudem você a ter um destaque no mercado de trabalho.

Então, Envie essa matéria para todos os economistas e estudantes de economia.

Veja mais: