Um dos assuntos mais falados nos últimos dias é o desdobramento da reforma tributária, tão aguardada pela população. Do mesmo modo, falar sobre impostos no Brasil (e no mundo) é algo bem delicado.

Nós brasileiros temos a grande impressão de que pagamos a mais alta carga tributária do mundo, e cobramos por não ver resultados nas ações do governo.

Mas será que é isso mesmo? O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo?

Portanto, esse post vai responder essa questão tão delicada. Vem comigo que eu vou te explicar pra que servem os impostos e fazer uma lista com os 10 países com mais impostos. 

Para que servem os impostos?

Antes de mais nada, vamos começar lá do princípio. A grande questão.

Para que nós pagamos impostos?

A princípio, para explicar de uma maneira mais simples, podemos dizer que nós, como sociedade, nos organizamos em grande parte como uma democracia. No modelo democrático brasileiro, nós possuímos 3 poderes:

Você já deve ter ouvido falar sobre cada um deles, e não cabe a nós nesse post entrar nesse assunto. O ponto é, esses três poderes se reúnem para “gerenciar” a sociedade como um todo. 

É o que chamamos de Estado.

taxes GIF

Pois bem, o Estado tem a função de organizar a sociedade. Seja nas suas relações interpessoais, trabalhistas ou econômicas.

Desse modo, fica sob responsabilidade dele providenciar serviços básicos para a sociedade.  Os principais são saúde, segurança e educação. 

Assim, para que o governo ofereça todos esses serviços, toda a sociedade tem que contribuir com o dinheiro que ganha para a máquina continuar funcionando. Isso nós chamamos de imposto, que pagamos para que o governo tenha sua”renda”. 

Note que não falei sobre a origem do imposto na sociedade, mas apenas dei um exemplo prático de como a sociedade funciona e pra que serve o imposto.

Dessa forma, essa renda auferida pelo governo por meio dos impostos é que vai definir o orçamento público. Ou seja, quanto que o governo vai poder gastar para se manter e para oferecer os serviços básicos (incluindo outros serviços e transferências). 

Essa é a renda do governo, e subtraída dos seus gastos, teremos o resultado no final do período. Déficit caso o governo gaste mais do que arrecada ou superávit, caso o governo gaste menos no que arrecada. 

Quais as maiores cargas tributárias do mundo?

Cada país em sua própria carga tributária, ou seja, tem o nível de impostos que cobra de sua população. 

Tributária

Como as condições econômicas de cada um são diferentes, cobrar menos impostos não é necessariamente melhor. O mesmo acontece com o contrário, cobrar mais impostos.

Vamos então à lista dos países com as maiores cargas tributárias do mundo:

1°- Dinamarca

A Dinamarca é um país escandinavo, que se encontra no norte da Europa, constituído por uma península e diversas ilhas ao redor. É terra natal dos Vikings, assim como a Noruega e a Suécia. 

A carga tributária do país representa cerca de 45% do PIB do país.

Ehfeuro GIF by EHF

Da mesma forma, pelo fato do país apresentar ótimos índices de igualdade e qualidade de vida, a população não acha que os impostos cobrados são abusivos.

2°- Finlândia

Em segundo lugar na lista, outro país de origens escandinavas, e que também foi habitado por Vikings. O país fica no norte da Europa, um pouco mais próximo do Reino Unido.

Imposto

Da mesma forma, a Finlândia mesmo que apresentando uma alta carga tributária (44% do PIB), não causa descontentamento em sua população, pelo fato de possuir altos índices de igualdade socieconômicas. 

3°- Bélgica 

A Bélgica é um país que fica no oeste da Europa, e é muito conhecido por suas torres medievais, arquitetura renascentista e pela sede da União Europeia.

Euro 2016 Wave GIF by Sporza

A carga tributária do país corresponde a 43,2% do PIB.

4°- França

A França, também muito conhecida por sua culinária e pelo seu principal ponto turístico, a Torre Eiffel.

tributária

Além de ser um dois maiores países Europeus, possui uma das maiores cargas tributárias do mundo, que corresponde a 43% do Produto Interno Bruto do país. 

Dessa forma, muito dos tributos incidem no país sobre grandes fortunas, o que desencadeia um processo de “fuga” de capitais para o mercado imobiliário de Portugal. 

5°- Itália 

A Itália, conhecida como a “bota” no sul da Europa, no mar mediterrâneo, também famosa por suas massas e pelo vaticano. 

italian flag GIF by Viaggio nel Mondo

A carga tributária do país corresponde a 42,6% do PIB do país.

Mais adiante na lista…

6°- Suécia: 48,8%

7° – Áustria: 42,5%

8°- Noruega: 40,8%

9°- Luxemburgo: 39,3%

10°- Hungria: 38,9%

Onde entra o Brasil nessa história?

O Brasil se encontra no 14° lugar dessa lista, com uma carga tributária que representa 35,4% do Produto Interno Bruto.  

Dessa forma, mesmo fora do Top 10, o Brasil apresenta uma alta carga tributária. A segunda maior da América Latina, atrás apenas de Cuba. 

imposto

Um dos grandes problemas da alta carga tributária no país é a forma como ela é cobrada, incidindo em grande parte sobre o consumo (prejudicando os mais pobres). Além disso, problemas como a alta quantidade de impostos causam um encarecimento das atividades empresariais. 

Esses são alguns dos principais argumentos a favor da Reforma Tributária, além do fato de que a população não vê retorno na grande quantidade de impostos que paga.