Atualmente, o mercado de streamings é um dos que mais cresce na atualidade. Dessa forma, além das grandes plataformas já consolidadas, novas concorrentes chegam no páreo.

Assim sendo, tudo indica que o futuro da TV por assinatura e da TV aberta será digital. Grandes emissoras e canais cada vez mais ampliam seus conteúdos online. A pergunta que fica é, o que será do cinema.

Streaming

Portanto, vamos falar sobre as principais plataformas de streaming da atualidade e qual será o futuro dessa tecnologia. Nesse post você encontrará:

O que é streaming? 

Antes de mais nada, vale lembrar que streaming é uma tecnologia utilizada para reproduzir áudio e vídeo online, sem a necessidade de download. Uma das primeiras plataformas que ofereciam esse serviço e se popularizou foi o YouTube.

Pelo YouTube as pessoas podiam compartilhar vídeos instantaneamente, e como o acesso não necessitava de download, o alcance se tornou enorme. 

Dessa forma, as plataformas de streaming oferecem vídeos ao vivo ou gravados, que podem ser assistidos a qualquer momento e de qualquer lugar. Com a popularização dos smartphones, fica cada vez mais fácil o acesso.

As plataformas que oferecem serviços on demand, começaram a evoluir, como é o caso da Netflix, que era uma locadora de vídeos online e se tornou o que é hoje.

Netflix

O streaming também é utilizado nas redes sociais, para compartilhar todos os tipos de publicações. 

Da mesma forma, até mesmo o mercado dos games vêm sendo revolucionado pelos serviços de streaming. O Google Stadia é um serviço que garante uma assinatura mensal e permite que os jogadores joguem seus jogos online em qualquer dispositivo com internet, sem precisar baixar. 

Quais as principais plataformas de streaming hoje em dia?

Hoje em dia, existem diversas plataformas de streaming à disposição, e todas contam com serviços de assinaturas mensais e anuais.

Dessa forma, uma implicação disso tem sido o aumento do consumo de “mercadorias” piratas para download. Muitos usuários preferem baixar seus vídeos e musicas clandestinamente, do que assinar um ou mais serviços. 

As empresas desse ramo passaram a investir em produções, vamos dizer, da casa. A Netflix, por exemplo, teve 24 indicações para o Oscar em 2019. 

Além dos filmes, houve também a popularização dos streamings ao vivo de jogos, um nicho do mercado composto principalmente por um público mais jovem.

Vamos então à lista das principais plataformas:

Netflix

A Netflix é uma empresa norte-americana, fundada em 1998. O serviço começou como uma locadora de vídeos online, onde o cliente escolhia o filme no site, e ele era entregue na porta de sua casa. Assim, quando acabava o período de empréstimo, algum funcionário ia la e recolhia o DVD. 

netflix animated gif - Google Search in 2020 | Netflix, Animated gif,  Animation

Hoje a Netflix é o serviço de streaming mais popular do planeta, ela alcança cerca de 139 milhões de assinantes, e mais de 190 países. 

Amazon Prime

A Amazon hoje é a empresa mais rica do mundo. Recentemente, a fortuna de seu CEO Jeff Bezos atingiu a marca de R$ 200 bilhões de dólares.

Dessa forma, a Amazon oferece serviços de venda online e entregas. Também conta com o desenvolvimento de tecnologias como drones para entrega, leitor de livros digital (Kindle) e assistente pessoal eletrônica (Alexa).

Porém, o serviço de streaming da Amazon estreou em 4 de setembro de 2008. A Amazon Prime oferece um pacote de serviços, incluindo streaming de vídeos e séries e até mesmo frete grátis em compras pelo site para quem possui a assinatura.

Já usou o Amazon Prime Video? - Nerdiva.com.br

Atualmente, a Amazon possui mais de 150 milhões de assinaturas pelo mundo.

HBO GO

Semelhantemente à Amazon, a HBO GO é um serviço de uma empresa já consolidada no mercado. Porém, a sua dona, a própria HBO, é um dos maiores canais de tv por assinatura há muitos anos.

O serviço de streaming da HBO foi lançado em fevereiro de 2010, e é um sucessor da HBO On Broadcast, um serviço oferecido para assinantes da Time Warner em algumas regiões dos EUA.

HBO Latinoamérica GIF - Find & Share on GIPHY

A HBO GO, assim como seus principais concorrentes, possui filmes e séries originais exclusivos para seus assinantes, como Game of Thrones.

Twitch

A Twitch é uma plataforma de streaming que disponibiliza popularmente livestreams (vídeos ao vivo), mas também garante acesso para vídeos salvos. 

Por outro lado, diferentemente dos outros serviços da lista, a Twitch não cobra por assinatura. O que acontece é que os usuários podem ser “assinantes” dos canais de seus streamers favoritos. 

Twitch! by Cody Cai on Dribbble

Com isso, a empresa que foi fundada em 2005 com o nome justin.tv, foi comprada pela Amazon em agosto de 2014 por US$ 970 milhões de dólares. Naquela época o site possuía 55 milhões de usuários.

Spotify 

Ao contrário de todos os outros dessa lista, o Spotify entra como a única plataforma com conteúdo exclusivamente de áudio.

Dessa forma, o Spotify é um serviço que garante a reprodução de músicas e podcasts em qualquer lugar e a qualquer momento sem necessidade de download. No caso, apenas usuários premium podem baixar as músicas para escuta-las offline.

These Animated Logos From Huge Brands Will Inspire You To Use Animation In  Your Design | Spotify logo, Motion graphics logo, Motion logo

Atualmente, o Spotify conta com 286 milhões de usuários, e 130 milhões desses são assinantes premium.

Disney+ 

Por fim, vamos falar da mais “recente” plataforma de streaming, que nem chegou a ser lançada ainda no Brasil. 

Estamos falando empresa de animação mais famosa do mundo, a Walt Disney Pictures, dona do estúdio de animações Pixar Animations Studios. 

Ainda mais, o serviço de streaming de vídeo da Disney será lançado no Brasil  em 17 de novembro desse ano, e vai contar com as marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e Discovery Planet. O novo serviço vem para acirrar ainda mais a concorrência desse mercado.

Disney Plus GIFs | Tenor

E aí, qual seu serviço de streaming favorito?

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!