O post de hoje é sobre sugestões de livros para você, que se interessa por economia, independente do seu nível de conhecimento.

Realizado a partir da lista disponível no dia 27 de julho de 2020 dos livros mais vendidos pela Amazon, lembrando que esta é atualizada a cada hora.

1. Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso

Autor: Napoleon Hill (1883-1970)

livrosEstadunidense, assessor de Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt, presidentes dos EUA.

Napoleon Hill, ao escrever esse livro, afirma ter descoberto a lógica mental do Diabo que usa de ferramentas como medo, procrastinação, raiva e inveja para atrapalhar a busca por metas individuais.

Após mais de 25 anos e 25 mil homens e mulheres entrevistadas, o autor buscou entender o que levava alguém a ter sucesso ou fracasso, por isso é um dos livros mais famosos na área de empreendedorismo e outros.

Dessa maneira, as maiores armadilhas mentais que cercam a mente humana limitando o indivíduo são desvendadas por meio de 7 princípios de maneira a guia-lo de forma provocativa e encorajadora a viver o seu potencial verdadeiro.

Ademais, o livro foi concluído em 1938, após a grande crise econômica de 1930 e a Segunda Guerra Mundial, se tornando uma inspiração de coragem e manual para vida.

2. As seis lições

Autor: Ludwig Von Mises (1881-1973)

livros

Austríaco, economista e filósofo, membro da Escola Austríaca de pensamento econômico.

Trata-se de um livro curto que aborda tópicos econômicos de forma leve, em que cada capítulo representa uma lição.

Sendo assim, em 6 lições o livro e o próprio pensamento da Escola Austríaca são resumidos pela junção de uma série de palestras proferidas em Buenos Aires, na década de 60.

De forma simples, os conceitos econômicos são explicados: capitalismo, socialismo, intervencionismo, inflação, investimento estrangeiro e a relação das políticas e ideias .

Uma boa leitura para ampliar a sua visão sobre economia!

Quer entender mais sobre as Escolas do Pensamento Econômico? Clique aqui.

3. Curto-circuito: O vírus e a volta do Estado

Autor: Laura Carvalho (1984)

livros

Brasileira, economista e professora universitária.

Curto-circuito faz parte da coleção “Coleção 2020, ensaios sobre a pandemia” da editora Todavia, que está produzindo livros “breves, atuais e contundentes” durante a pandemia do Covid-19.

Assim sendo, neste livro, Laura Carvalho escreve sobre a singularidade de uma crise financeira causada por uma crise sanitária.

Deste modo, a administração do sistema capitalista é posta em cheque, juntamente com o papel do Estado em relação às carências da população.

Ademais, enfatiza o fato da pandemia ter ressaltado as desigualdades sociais já existentes no Brasil, e trata de conceitos importantes do pensamento econômico.

4. Bilhões e lágrimas: A economia brasileira e seus atores

Autor: Consuelo Dieguez

livros

Brasileira, jornalista.

Consuelo Dieguez, que se tornou colaboradora da Revista Piauí, em 2006, reuniu uma série de reportagens feitas a figuras centrais da história recente do país como, Luiz Cezar Fernandes, Daniel Dantas, Luciano Coutinho, entre outros.

Sendo assim, por meio das histórias individuais, a autora buscou elaborar um livro que relatasse o momento econômico do Brasil desde a posse de Lula.

Dessa maneira, a economia atual do Brasil é analisada, respondendo como se deu o aumento da participação do Estado na economia.

5. A lei

Autor: Frédéric Bastiat (1801-1850)

Francês, economista e escrito, de pensamento liberal clássico

Nesta obra escrita na época em que a França abria as portas para o socialismo, Frédéric Bastiat discute o papel da lei em defender o direito natural dos indivíduos firmado na vida, liberdade e propriedade.

O autor descreve como o Estado utiliza da lei para subvertê-la, destruindo esses direitos pela escravidão, opressão e espoliação, por exemplo.

Ademais, são explicadas a relação da moral e da lei, como é determinado se uma lei é injusta, porque a instituição faz cumprir essa lei, mas não a obedece, entre outras questões atemporais.

Dessa maneira, é um livro curto, firmado no direito e na economia com uma linguagem fácil e objetiva, uma boa introdução ao pensamento liberal, mesmo para aqueles que não são adeptos.

6. Valuation: Como avaliar empresas e escolher as melhores ações

Autor: Aswath Damodaran (1957)

Indiano, economista, escritor e professor de finanças da Stern School of Business na Universidade de New York.

Escrito por um dos maiores especialistas em avaliação de empresas, professor Aswath Damodaran, este livro traz uma visão geral sobre valuation (precificação das ações) e o processo de equity research.

Sendo assim, é explicado como avaliar o funcionamento de empresas em cada um dos seus estágios e o valor intrínseco destas, detallhando prós e contras de diversas técnicas para indicar a mais adequada.

Logo, trata-se de um livro que alia teoria e prática de uma forma didática. Dividido em: Fundamentos da avaliação (cap.1-4), ciclo de vida e avaliação (cap. 5-8) e situações especiais em avaliações (cap. 9-11).

Um livro de bolso com uma introdução geral sobre o assunto.

E você? Porque ainda não investe?

7. Como atrair dinheiro

Autor: Joseph Murphy (1898-1981)

Estadunidense, escritor e religioso, membro do movimento literário “novo pensamento”.

Como atrair dinheiro revela os segredos da prosperidade e do poder da mente na busca por suas metas.

É uma leitura rápida e fácil que mostra como enxergar o processo de enriquecimento , já que em algumas crença isso é visto como errado.

Dessa forma, o autor escreve à luz dos ensinamentos da palavra de Deus, descrevendo uma mente equilibrada e forte que supera medos e inseguranças para atingir seus objetivos.

8. O Livro da Economia

Vários autores

Um dos livros da coleção “As grandes ideias de todos os tempos” da editora Globo Livros, escrito por um grupos de economistas, professores, jornalistas e analistas financeiros.

Neste, é feita uma linha do tempo das teorias econômicas, com as contribuições mais importantes dos principais pensadores de todos os tempos.

Ademais, o livro conta com um glossário com conceitos e apêndices de informações sobre outros economistas.

9. Economia do desejo: A farsa da tese neoliberal

Autor: Eduardo Moreira (1976)

Brasileiro, empresário, engenheiro, palestrante, escritor, dramaturgo, apresentador

Neste livro, a economia do desejo é posta em cheque, e é feito um paralelo com a economia da necessidade.

Sendo assim, a primeira opera pela falta incessante, o que estimula em muito o consumo supérfluo para uma parcela da sociedade, já a segunda garantiria o suprimento da necessidade de todos.

Logo, o livro responde porque seria insustentável a ideia do Estado estar mais atento a economia do que com a necessidade básica de seus cidadãos, justamente por trabalhar com a primeira economia.

Assim, exemplos práticos e teóricos demonstram seus argumentos de que um Brasil sem pobreza é um país mais inclinado à economia da necessidade.

10. Marxismo Desmascarado

Autor: Ludwig Von Mises (1881-1973)

Austríaco, economista e filósofo, membro da Escola austríaca de pensamento econômico

Este livro é fruto de um conjunto de palestras ministradas por Mises em 1952, época em que o socialismo se difundia pelo mundo, com o leste europeu dominado pela URSS e a China por Mao Tsé Tung.

Desse modo, o autor utiliza de exemplos reais e de argumentos fundamentados na história e na teoria para refutar as filosofias sociais e teorias econômicas de Karl Marx.

Um livro em que a opinião do autor é dita de forma objetiva, com argumentos importantes de serem analisados mesmo para aqueles não simpatizantes com as ideias deste.

Você já leu algum desses livros? Nos conte aqui nos comentários!