Você já ouviu falar de Marketing Multinível? Você sabe como funciona? Já ouviu falar que é mesma coisa que pirâmide financeira?
A princípio, no texto de hoje vamos explicar a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira e falar o porquê dessa última opção ser considerada crime no Brasil.
Mas o que é Marketing Multinível
Primeiramente, é conhecido também como marketing de rede. O modelo surgiu nos anos 60 e evoluiu até ao Marketing Multinível que conhecemos hoje.
Dessa forma, é um modelo de venda direta de produtos e/ou serviços, na qual o ganho se dá pela própria venda ou pelo recrutamento de novos vendedores e participação dos resultados de quem foi recrutado.
Porém, a maior parte dos lucros se dá pelas vendas do produto e não pelo recrutamento. O recrutamento é apenas um incentivo, um dinheiro extra.
Possui vantagens para todos os envolvidos. Assim, o consumidor tem um atendimento diferenciado, com maior comodidade.
Já o vendedor tem flexibilidade de horários, sem necessidade de dedicação em tempo integral, podendo ser uma renda extra. A empresa de vendas diretas consegue atingir um público maior, ampliando a distribuição de seus produtos ou serviços.
Enfim, aqui estão alguns exemplos de marketing multinível:
- Hinode
- Herbalife
- Mary Kay
- Jequiti
O que é Pirâmide Financeira?
É um modelo comercial não sustentável que depende quase que exclusivamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema.
Nesse sentido, o produto e sua venda é algo secundário. Na maioria das vezes não existe um produto viável. Se existe é inútil e/ou muito mais caro que o da concorrência. Igualmente é a promessa de lucros fáceis e exorbitantes em pouco tempo com o valor muito acima do mercado.
A palavra pirâmide vem justamente do formato em que o modelo é desenhado: começa com um vendedor no topo, que convida um grupo de membros para o degrau abaixo. Cada pessoa neste degrau é responsável por recrutar seu próprio grupo, que ficará no próximo nível, e assim por diante.
Logo de cara cada novo membro faz um investimento inicial, dessa forma os degraus inferiores sustentam os superiores, fazendo com que o dinheiro suba em direção ao topo.
Em síntese, quando o esquema atinge um número absurdo de membros, acaba quebrando e dando o golpe na maioria das pessoas. Assim, apenas quem está lá em cima da pirâmide recebe todo o dinheiro e fica muito rico, às vezes até milionário.
Além disso, pirâmide financeira é crime no Brasil. Segundo a Lei 1.521/51 dispõe sobre crimes contra a economia popular. Em seu artigo 2ª, inciso IX, a norma prevê o chamado crime de “pirâmide” ou “esquema de pirâmide”, que consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas.
Enfim, aqui estão alguns exemplos famosos de pirâmides financeiras:
- Ponzi
- Avestruz Master
- TelexFree
- Madoff
• Leia também: Previdência pública: A maior pirâmide financeira do Brasil
Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide
Ainda assim pode parecer confuso no início, mas o BE vai te dar uma lista de diferenças para você não cair na furada da pirâmide financeira.
Marketing Multinível:
- Existe um produto viável, com preço competitivo ou utilidade comercial atraente.
- O comerciante deve provar que conseguiu revender para o consumidor final.
- A empresa garante a recompra dos produtos, para evitar o acúmulo de estoques na cadeia.
- A empresa faz mais propagada dos produtos do que dos lucros que o revendedor pode obter.
- Não há taxa de entrada, ou ela não é fundamental para a sustentação da empresa.
- A empresa recolhe impostos.
Pirâmide:
- Não existe um produto viável. Se existe é muito mais caro do que os da concorrência.
- O consumo se dá apenas por quem também é revendedor. Não há um consumidor final.
- A recompra dos produtos não é garantido, o que evitaria o acúmulo de estoques.
- Há mais propaganda dos lucros que o comerciante pode obter do que do produto em si.
- A taxa de entrada existe e é a principal fonte de faturamento da empresa.
- A empresa não recolhe impostos.
Em suma, o BE é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e com seus familiares para que dessa forma possamos atingir mais pessoas.
