O Brasil é um país cheio de problemas. Corrupção, saúde pública ruim, funcionalismo público ruim, entre outros. Porém, hoje o Boletim Econômico irá falar de um problema sério e que não é muito comentado.

Esse problema é a sonegação de imposto.

Quer saber mais? Continue lendo que eu explico.

O que é sonegação de imposto?

Antes de mais nada, temos que entender o que é a sonegação de imposto em si. Essa prática consiste em uma pessoa física ou uma empresa esconder dos órgãos do governo informações sobre seus rendimentos.

Dessa forma, parte da sua receita não será taxada ou será contada para o pagamento de impostos, com isso, essa pessoa ou empresa tem essa renda “livre”.

Mas como isso é feito?

Bom, existem diversas maneiras para burlar a Receita Federal, logicamente, não é objetivo do Boletim Econômico ensinar como se faz essa prática.

Pode-se ocultar notas fiscais, colocar bens em nomes de outras pessoas (mais conhecido como “laranjas”), vender um produto por um preço e declarar outro, e até levar o dinheiro para países onde os impostos são menores, os “famosos paraísos fiscais”.

make it rain money GIF sonegação de imposto

• Veja também: China e Rússia se juntam contra o dólar

Quais as consequências disso para o Brasil?

Em primeiro lugar, a sonegação de imposto é uma prática criminosa, e as pessoas que fazem isso podem ser presas.

Práticas criminosas tendem a trazer um malefício para a sociedade como um todo, e essa não é diferente.

Estima-se que a sonegação de imposto causam um rombo para o Brasil de 900 Bilhões de reais. Isso representa cerca de 13% do PIB e 64% da arrecadação da União anual.

Assim, supondo que esse dinheiro fosse usado de maneira correta (algo que no Brasil a gente não tem muita esperança disso), olha a falta que isso iria fazer.

É muito dinheiro, imagine quantas pessoas a mais poderiam ser atendidas em hospitais, ou crianças em creche, entre outros problemas estruturais que o Brasil vive.

Do mesmo modo, se a vacina do Coronavírus sair hoje, o Brasil terá uma grande dificuldade para vacinar a população por falta de seringas. Se tudo andasse nos eixos, nada disso iria acontecer.

Democratic Debate Corruption GIF by GIPHY News

Porém, por mais que seja uma prática criminosa e sem motivo, a complexidade do sistema tributário brasileiro também não ajuda.

• Veja também: A pandemia já nos custou 700 bilhões de dólares

O custo Brasil influencia?

Existe uma “brincadeira” no mundo do empreendedorismo em que se fala que o governo é um dos sócios da empresa.

É um pouco de verdade, são tantos impostos e taxas cobrados que a gente nem sabe quais devem-se pagar (outro problema educacional brasileiro também).

Empreender no Brasil é complicado e, desde crianças, nós brasileiros não somos estimulados a empreender. Isso se dá pelo fator da complexidade do sistema tributário brasileiro e pelo custo Brasil.

Além disso, a população brasileira não vê esse dinheiro sendo bem aproveitado pelos políticos. As corrupções, as regalias e a impunidade faz com que as pessoas tenham tristeza em pagar esses impostos.

Por isso é comum vermos algumas pessoas defendendo essa prática de sonegação de imposto, por mais que ela seja criminosa e danosa a sociedade brasileira.

Então sim, por mais que não seja motivo para uma prática ilícita, a quantidade e a complexidade de impostos no Brasil influenciam essa prática.

government love GIF by Trippyogi

• Veja também: Está na hora de fugir da Renda Fixa?

E você, curtiu o texto? Compartilhe com seus amigos.