As eleições dos Estados Unidos estão se aproximando. Por isso, hoje o Boletim vai contar um pouco mais sobre a vida de Donald Trump e Joe Biden. Pois, em todo processo eleitoral, é fundamental que se conheça quem são os candidatos e quais são as suas propostas. 

Sendo assim, também apresentaremos as suas principais propostas para o país.

Se interessou pelo assunto? Continue lendo para saber mais sobre!

*Esse artigo faz parte de uma série de artigos sobre as eleições dos Estados Unidos. Para ler os outros, clique aqui.

Biden Trump GIFs | Tenor

Quem são Donald Trump e Joe Biden?

Trump

Donald Trump Lol Sticker by Justin Gammon for iOS & Android | GIPHY

Donald Jhon Trump é o 45º e atual presidente dos Estados Unidos. Anteriormente, exerceu o cargo de empresário e apresentador de reality show.

Desse modo, Trump nasceu no dia 14 de junho de 1946, em uma família bem-sucedida que vivia em Nova York. O presidente estudou a vida toda em escolas particulares muito boas.

Todavia, como não era uma criança muito obediente, seu pai decidiu coloca-lo em um internato militar.

Assim sendo, ele se formou em Administração na Universidade da Pensilvânia. Logo depois, conduziu os negócios do pai, expandindo as atividades da empresa para o mercado de luxo.

Entenda o possível impeachment de Donald Trump.

Para mais, nos anos 2000, Trump apresentou o programa de TV “O Aprendiz” e fez com que seu nome ficasse bastante conhecido nacionalmente.

Com isso, ele passou a se comportar em eventos midiáticos com discursos que expressavam duras críticas às políticas do ex-presidente Barack Obama.

Deste modo, Donald Trump apresentava um posicionamento conservador, nacionalista e populista. Isso, combinado com sua imagem de empresário bem-sucedido, atraiu um grande eleitorado.

Sendo assim, isso fez com que ele se candidatasse ao cargo de presidente pelo partido Republicano.

Nesse contexto, mesmo atrás de Hillary Clinton em todas as pesquisas, em 2016 ele foi eleito após uma campanha marcada por escândalos, ataques pessoais e interferência russa.

Ademais, seu mandato vem sendo delimitado por políticas protecionistas. Ainda mais, posicionamentos, muitas vezes, encarados como preconceituosos por diversos grupos.

Com isso, conflitos de interesses surgiram com aliados. São alguns deles: Canadá, Europa, Japão e Coreia do Sul.

Para Trump, a reeleição parecia fácil, porém após a pandemia de COVID-19 as coisas mudaram e os discursos do presidente também.

Joe Biden

1 Joe Biden Gifs - Gif Abyss

Joseph Robinette Biden Jr. foi senador e vice-presidente dos Estados Unidos.

Nasceu no dia 20 de novembro de 1942, em Scranton, Estados Unidos.

Desse modo, Biden se formou em Direito. Logo depois, conseguiu emprego em um escritório de um político democrata, que o incentivou a se filiar ao partido.

A primeira vitória politica de Joe Biden foi como senador, contra o Republicano Richard Nixon.

  • Clique aqui para compreender as diferenças entre Democratas e Republicanos.

Para mais, depois da sua primeira vitória, ele venceu mais 6 vezes entre 1972 e 2008. Em seguida, em 2008, abriu mão do Senado para ser vice-presidente dos Estados Unidos durante o governo de Barack Obama.

Dessa forma, como senador, deixou sua marca por sua capacidade de debater bem sobre os assuntos internacionais e negociar soluções entre seu partido e a oposição.

Todavia, as polêmicas também apareceram durante o seu mandato. Isso ocorreu, pois ele se posicionou contra pautas progressivas e a favor de guerras.

Entretanto, diz ter se arrependido desses posicionamentos com o passar dos anos.

Desse modo, Biden consolidou seu nome entre o eleitorado negro e do centro, superando o ultra-progressista Bernie Sanders.

Com isso, busca se tornar o presidente dos EUA tendo Kamala Harris como sua vice.

Quais as propostas de Donald Trump e Joe Biden?

Com a pandemia de coronavírus e as ações de Trump diante da mesma, o atual presidente assistiu seu eleitorado perder força.

Sendo assim, sua campanha se voltou para discursos antissocialistas e de restabelecimento de “Lei e Ordem” após protestos antirracistas espalharem pelos EUA.

Dessa forma, suas 5 principais propostas são:
  • A construção de um muro ao longo da fronteira sul dos EUA. O objetivo é interromper o fluxo de imigrantes ilegais vindos do México.
  • Para enfrentar a pobreza, Trump pretende fortalecer a economia, reduzindo o salário mínimo federal para tornar as empresas americanas mais competitivas e punir as companhias que terceirizam mão de obra, por exemplo.
  • Licença parental remunerada.
  • Expandir as forcas armadas para preparar-se para guerras com novos adversários e expandir a presença militar global.
  • Reduzir custos de saúde.

Por outro lado, Joe Biden lidera as pesquisas, apresentando propostas que, de certa forma, são mais progressistas.

Dessa forma, suas 5 principais propostas buscam focar em:
  • Saúde, visando tornar a mesma mais acessível a todos. O candidato também pretende tomar decisões baseadas em profissionais da saúde e não em políticos.
  • Revitalizar a classe média americana, fomentar a equidade racial na economia e impulsionar a manufatura e a inovação do país.
  • Construção de uma economia energética limpa, buscando tornar os EUA uma superpotência em energia renováveis.
  • Promete reverter todas as políticas de imigração adotadas no governo Trump.
  • Propõe que o sistema de justiça criminal dos Estados Unidos seja reformado. O objetivo o reduzir o número de pessoas presas e eliminar disparidades raciais e de gênero.

Clique aqui para saber como foi o primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden.

Shut Up Man Donald Trump GIF - ShutUpMan DonaldTrump JoeBiden - Discover &  Share GIFs

E então, entendeu as posições políticas de cada candidato? Na próxima semana, o BE traz o último episódio da série de posts sobre as eleições nos EUA. Não perca!

Para receber nossas atualizações via WhatsApp, clique no botão abaixo.