Como consequência da guerra comercial entre os EUA e a China, o aplicativo TikTok estava com os dias contados no país americano.

Diante disso, há um mês o Boletim publicou um texto informando sobre a situação do aplicativo nos Estados Unidos.

Clique aqui para se informar melhor.

Todavia, agora com o novo acordo milionário realizado entre o país e a Walmart, o TikTok pode ser salvo.

Se interessou pelo assunto? Continue lendo para entender mais sobre o assunto!

Tiktok GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Entenda o acordo que salvou o TikTok nos EUA

Diante do conflito comercial com a China, os EUA estão com um objetivo de restringir ao máximo o contato com empresas chinesas.

Nesse cenário, em agosto, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia assinado um acordo que retiraria o TikTok do país.

Esse decreto iria começar a partir do último domingo, dia 20 de setembro.

Entretanto, o app poderia continuar no local caso alguma empresa estadunidense o comprasse.

Em vista disso, a empresa ByteDance – desenvolvedora do aplicativos – desenvolveu um novo acordo com a Walmart e a Oracle.

Com esse novo acordo, cada uma das duas empresas terá uma participação diferente nas ações do TikTok.

Oracle terá 12,5%, em uma nova empresa, a TikTok Global, enquanto o Walmart terá 7,5%. Ao total, as empresas somam 20% de participação.

Dessa forma, o aplicativo continua sendo o mesmo, porém o seu nome será alterado para TikTok Global e a participação de empresas estadunidenses nas ações se tornar mais presente.

Para mais, sua sede ficará nos Estados Unidos. Além disso, quatro, dos cinco membros do conselho, são cidadãos dos Estados Unidos.

Todavia, o governo chinês ainda deve aprovar o acordo para que seja realmente efetivado. Por enquanto, os usuários ainda podem baixar o TikTok nos EUA.

Quais os benefícios do acordo para o TikTok e qual a opinião de Trump?

Com o novo acordo, a Oracle fornecerá estrutura para o TikTok e cuidará dos dados de usuários americanos na rede social.

Já a Walmart levará para a plataforma a sua tecnologia de comércio eletrônico e publicidade, fato que pode auxiliar no alcance do aplicativo.

Todavia, a ByteDance informou que manterá o controle sobre os algoritmos da plataforma. Afirmando que a Oracle até poderá ter acesso ao código-fonte do serviço, mas de modo limitado, apenas para checagens de segurança.

Para mais, Donald Trump, incialmente, se contentou com o acordo.

Entretanto, o presidente dos EUA ainda acusa o TikTok de atuar como ferramenta de espionagem do governo chinês e o controle majoritário do TikTok Global pela ByteDance pode não ser suficiente para afastar de vez o risco de bloqueio do aplicativo nos Estados Unidos.

Donald Trump anuncia que vai banir TikTok nos Estados Unidos - Link -  Estadão

E agora?

O acordo ainda precisa passar por algumas negociações e finalizações.

Mas, caso seja aprovado pelo governo chinês e o presidente dos EUA se demonstre satisfeito com o mesmo, o aplicativo permanecerá no país.

Nesse cenário, a TikTok Global pode vir a gerar 25 mil empregos no país, sendo benéfico tanto para o TikTok quanto para os EUA.

📚💸 O Boletim Econômico é uma iniciativa de estudantes para estudantes. Por isso, se gostou do post, compartilhe com seus amigos e deixe-nos saber votando e comentando abaixo!