O Banco Central divulga semanalmente o Boletim Focus com as expectativas do mercado para a economia. As projeções trazem a evolução gráfica dos indicadores e crescimento esperado da economia.

Mas como esses indicadores interferem no dia-a-dia das famílias e das empresas?  Como o governo utiliza esse indicadores para decidir as políticas?

Entenda tudo nesse post.

O que é o Boletim Focus?

Boletim Focus ou Relatório Focus é um documento divulgado pelo Banco Central sobre as expectativas do mercado para a economia.

O que isso quer dizer?

Todas as segundas feiras às 8:30h é feita uma divulgação pelo Banco Central. Com isso, são publicadas as principais estatísticas calculadas sobre as expectativas do mercado coletadas nos 30 dias que antecedem a divulgação.

Em síntese, é  uma análise do mercado nacional por meio dos principais indicadores econômicos. A elaboração é feita pelos profissionais do GERIN (Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais).

A princípio, o relatório traz as projeções para:

  • Índice de Preços;
  • Atividade Econômica;
  • Câmbio;
  • Taxa Selic;
  • PIB.

Ok… isso parece um pouco complicado mesmo, principalmente pra quem não entende muito sobre economia. Mas, continue lendo esse artigo que eu vou descomplicar pra você.

Como é elaborado o Boletim Focus?

O Boletim Focus é o resumo das expectativas do mercado.

Sua principal função é  reunir os dados das principais instituições financeiras para analisar o ambiente econômico.

Antes de mais nada, estamos sobre falando sobre um “Relatório do Mercado”.

Mas o que isso tem a ver com o Banco Central?

É muito simples!

O BACEN reúne essas informações a partir dos relatório de várias instituições financeiras. Dessa forma o Boletim é baseado nas estatísticas de cerca de 140 instituições.

Assim, as informações são coletados a partir de um mediana dos dados dos bancos, gestoras de recurso e outras instituições financeiras.

Essas projeções são feitas a partir da mediana agregada dos principais indicadores da economia. São eles:

  • IPCA;
  • PIB;
  • Taxa Selic;
  • Taxa de câmbio;
  • Balança Comercial.

O mercado utiliza a mediana agregada em vez da média porque o resultado da mediana é menos influenciado por resultados extremos.

Por vezes, a média é corrompida por causa de resultados muito altos ou muito baixos. A mediana fornece dados estáveis sobre as expectativas.

Indicadores? Pra que servem?

Indicadores econômicos são utilizados pelos para analisar o desempenho da economia. Cada indicador tem como função mostrar as expectativas do mercado para o segmento analisado.

Vamos te explicar como entender os principais indicadores que aparecem no relatório.

IPCA

IPCA ou Índice de Preços do Consumidor Amplo é o principal indicador utilizado para calcular a taxa de inflação. Desta maneira o IPCA reúne as “inflações” de diversos produtos e serviços consumidos pelas famílias.

Constantemente escutamos que a inflação vem crescendo, mas não sabemos como isso nos afeta. O IPCA nos diz quanto o custo de vida no país aumenta.

Portanto, o IPCA nos mostra quanto o preço dos bens e serviços aumentou e as projeções para esse aumento no futuro.

Entenda mais sobre o IPCA no nosso post.

PIB

O PIB real apresentado no boletim é a projeção de crescimento da economia para o futuro. A princípio o Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um período.

É normalmente calculado no período de um ano, mas o boletim focus traz a projeção do PIB para o futuro, feita semanalmente.

Entenda mais sobre o que é o PIB nesse artigo. 

Taxa Selic

Taxa Selic ou então Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é um dos principais indicadores econômicos do Brasil. Frequentemente chamada de taxa básica de juros.

Taxa Selic rege o custo do crédito no Brasil. Ou seja, é a referência para as taxas de juros cobradas em financiamentos e empréstimos.

É a principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação.

Entenda mais sobre a Taxa Selic no nesse post.

Taxa de Câmbio

Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades da moeda nacional. O regime cambial utilizado no Brasil é de câmbio flutuante, em que as taxas de câmbio variam de acordo com o mercado.

Ou seja, a taxa de câmbio no Brasil é um indicador utilizado para definir o preço do Real em relação ao Dólar.

Esse indicador é importante para analisarmos a projeção do Real para o futuro. Caso as expectativas do mercado sejam de valorização ou desvalorização da moeda nacional em relação ao Dólar.

Balança Comercial

A balança comercial é relação entre importação e exportação do país. A balança comercial é calculada pelas exportações menos as importações.

Uma balança comercial é favorável quando o valor das exportações é maior que os das importações. Em resumo, o país para ter uma balança comercial favorável deve vender mais do que compra.

Um indicador da balança comercial favorável pode significar uma melhor oportunidade de investimento.

Expectativas de Mercado

Os agente econômicos (Governo, empresas e famílias) tomam suas decisões a partir das expectativas do mercado para o futuro. Tanto as famílias quanto as empresas analisam o ambiente econômico para tomar suas decisões.

Por mais que não pareça… as famílias sempre se fazem essas perguntas:

  • Qual será o preço do aluguel no próximo ano?
  • Quanto o preço das mercadorias está aumentando?
  • Haverá ou não aumento no custo do financiamento?

Estão realizando uma análise econômica (por mais que seja uma análise simples).

Todas essa informações são importantes na hora que as famílias decidem se vão poupar ou consumir. Da mesma forma, as empresas analisam o ambiente para tomar a decisão de investir ou não.

O Banco Central também leva em conta as expectativas para tomar decisões de políticas monetárias. Assim como, as famílias e as empresas.

Desta maneira, o BACEN usa as expectativas para tomar as melhores decisões para manter o nível de inflação desejado. Manter o nível de inflação representa a mais importante contribuição da política monetária (política para controlar a quantidade de dinheiro em circulação) para a atividade econômica.

Com isso, o Boletim Focus é utilizado principalmente para analisar e planejar suas ações de curto, médio e longo prazo dos agentes econômicos.

E aí, o que achou do post? Comenta aqui o que achou do Boletim Focus.