O Facebook decidiu investir no famoso mercado de criptomoedas. Para isso, criou a Libra que possivelmente estará disponível em 2020.

Mas afinal, o que é uma criptomoeda?

Elas são nada mais que códigos digitais criptografados que podem ter valor real. Juntamente com isso, esse valor geralmente não tem regulação governamental. Nessa perspectiva, a regulação da Libra será feita por um grande grupo de empresas.

Mas… nem tudo são flores não é mesmo?

Logo depois de anunciar o projeto da criação da criptomoeda, o Facebook tem sofrido pressão dos governos do mundo, principalmente dos Estados Unidos da América. Porque isso acontece?

A criptomoeda do Facebook

Antes de mais nada, devemos entender os planos da empresa por trás da criação dessa nova moeda. Dessa maneira, o Facebook pretende revolucionar o jeito de transicionar dinheiro.

Detentora das maiores redes sociais do mundo, o Facebook quer que a Libra faça pagamentos, transferências, entre outros através do Whatsapp!!

oh my god wow GIF Criptomoeda Facebook

Isso mesmo, se você tiver devendo um amiguinho, a partir do ano que vem você poderá paga-lo pelo “Zap Zap”, facilitando muito nossa vida.

Da mesma forma, a criptomoeda estará presente também na plataforma Messenger e também contará com um aplicativo próprio.

Porém, o Facebook não está sozinha nessa. Desde quando lançou o projeto, muitas empresas decidiram investir na ideia e assim, foi criada a Associação Libra. Esse grupo será o responsável pela regulação da nova criptomoeda, ou seja, nada de Estado.

No projeto inicial, a associação contava com algumas das maiores marcas do mundo de diversos setores. Algumas delas são: Visa, Uber, eBay, entre outros.

Resultado de imagem para associação libra facebook

Porém, parece que essa autonomia de uma moeda que provavelmente seria uma das mais usadas do mundo incomodou algumas das maiores economias do mundo.

As pedras no caminho do Facebook

Preocupados com uma possível desordem nas moedas, alguns líderes políticos vem condenando a Libra. Assim, vem colocando pressão nas empresas da Associação Libra, dificultando a vida do projeto.

Como resultado disso, ela perdeu alguns nomes importantíssimos para a nova criptomoeda. PayPal, MasterCard e Visa, empresas que agregariam de forma significativa, não quiseram enfrentar o Estado e abandonaram o barco.

Devido a isso, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg foi defender seu projeto no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA.

Lá ele apresentou como a criptomoeda é de democrática, já que ela fornece uma maneira segura de troca de dinheiro sem uma conta bancária. Dessa forma, milhões de pessoas não estariam sujeitas as taxas bancárias.

Veja também: Taxa Selic: O que você precisa saber para não ser ignorante

Por outro lado, mesmo com as enormes perdas, a Associação Libra ainda está otimista. No dia 14 de Outubro de 2019 ocorreu a primeira reunião do grupo em Genebra, Suíça. Isso mostra um avanço no projeto.

Do mesmo modo, alguns países do mundo também estão seguindo a nova tendência mundial e desenvolvendo suas próprias moedas digitais.

China investindo na sua moeda digital

Indo na direção da revolução monetária a segunda maior economia do planeta decidiu criar sua própria moeda digital. Esse projeto está sendo desenvolvido há 5 anos e pode ser o primeiro do mundo.

O Banco Popular da China, órgão semelhante ao Banco Central no Brasil, tem como objetivo reduzir os custos da produção de moeda e ter mais controle do sistema financeiro.

Definitivamente, por ser um projeto pioneiro no mundo, ninguém ainda sabe dos resultados dessa iniciativa. Pode ser que dê muito errado, mas tudo indica o contrário que esse é o futuro das moedas.

Isso pelo fato do sucesso como o Bitcoin, que hoje vale 35.800,59 reais, e pelo investimento pesado das empresas nesse mercado, como a Libra.

Dessa forma, alguns países também tem um projeto semelhante como é o caso da Tunísia, que está totalmente focada na digitalização das suas finanças.

Como foi dito anteriormente, ninguém ainda sabe os impactos desse projeto revolucionários dos países. Por isso, os binóculos do mundo monetário estão totalmente voltados para essa área.

binoculars watching GIF by Originals

E você, o que está achando dessa movimentação do mundo das criptomoedas? Deixe nos comentários a sua opinião para a gente!!