Com economia do país em uma situação complicada e em reconstrução, os títulos de investimento SELIC e os títulos públicos estão sendo desvantajosos para quem está investindo.

Por conta disso, outros tipos de investimentos entram como uma forma de serem mais atrativos para quem quer começar a aplicar seu dinheiro. Um desses investimentos, são as debêntures. Você sabe o que elas são?

Nesse post, eu vou explicar o que são as debêntures e fazer vocês, mais antenados em relação aos investimentos.

Consulting Make It Rain GIF by Showtime

O que são as Debêntures?

Bom, antes de tudo é preciso entender o que são as debêntures.

Debênture são títulos de crédito na forma de empréstimo emitidos por uma empresa afim de arrecadar capital.

masterchefbr band masterchef masterchefbr masterchef brasil GIF

Ou seja, nesse caso, os compradores da debênture seriam uma espécie de credor, de certa forma, eles “emprestariam” dinheiro à empresa.

A partir disso, a aplicação realizada só terá seu rendimento resgatado após o tempo combinado durante  a “compra” da debênture.

Como as debêntures funcionam?

Agora que já sabemos o que são as debêntures, é preciso aprender como o seu funcionamento ocorre.

Quando uma empresa necessita de recursos, ela se abre para a entrada de capital, através de debêntures.

Então, o comprador custearia os recursos da empresa, e após um período ele receberia um pagamento da “empréstimo”com juros.

Os tipos de Debêntures

As debêntures se desenvolvem em dois tipos:

  •  Debênture Simples
  • Debênture Conversível

Apesar dos nomes óbvios, esses termos indicam se o título pode ou não se tornar uma ação da empresa. As simples não desenvolvem essa capacidade,ao contrário das conversíveis.

Tributação

A tributação das debêntures em alguns casos são incentivadas pelo governo, uma vez que não há imposto de renda incidente sobre o rendimento nas ações. Esse tipo de tributação é chamada de incentivada.

Por outros lado, sua tributação é dada como regressiva, ou seja quanto maior o tempo investido, menor sera a tributação sobre o valor final.

Após uma leitura rápida, é de se pensar que a tributação incentivada seria bem melhor para aquele que investe em debênture. Porém, essa ideia nem sempre seria válida, pois dependendo da taxa acordada na compra, o rendimento comum valha mais a pena.

Como investir em Debêntures

Kenan Thompson Eating GIF by Saturday Night Live

Depois de entender seu funcionamento e suas tributações, é preciso saber como se investe em uma debênture. Na maioria dos casos as debêntures são usadas como forma de pagamentos entre empresas, afim de quitar dívidas entre elas.

Contudo, um investidor pode investir o seu capital em debêntures de uma empresa. Mas, para isso é preciso abrir conta em uma corretora para adquirir o título.

Vale a pena Investir?

Bom, a partir dos conceitos apresentados acima pode se interpretar que as debêntures são um investimento bem estável para o retorno obtido, uma vez que seu resultado pode ser previsto.

Por outro lado, os títulos de debêntures tem seu lucro estipulado no longo prazo, com uma média de 2 anos para o resgate do rendimento.

Ou seja, o investimento nesse tipo de ativos, é uma boa opção dado o cenário macroeconômico nacional. Isso acontece pelas taxas de juros estarem muito baixas para os investimentos em Selic e outros meios de renda fixa.

E ai, o que achou sobre as debêntures?

Comenta com a gente.

i love you GIF