Como acontece em todo ano, houve nessa segunda-feira a premiação do Nobel de economia, que saiu para Paul Milgrom e Robert Wilson.

Os dois têm estudos relacionados aos leilões.

Quer saber mais? Continue lendo que eu te explico.

Alfred Nobel: quem foi o inventor que dá nome à premiação de ciência -  Revista Galileu | Ciência nobel de economia

Como eles ganharam o Nobel?

Antes de mais nada, temos que entender como ele ganharam o famoso prêmio. Os dois professores da Universidade de Stanford ganharam o Nobel por melhorar a teoria dos leilões.

Dessa forma, os dois melhoraram e criaram formatos de leilões a ponto de beneficiar compradores, vendedores e contribuintes no mundo todo.

O principal trabalho dos dois foi a contribuição para a alocação de leilões do serviços de telecomunicações dos Estados Unidos.

Robert Wilson também mostrou que as pessoas racionais tendem a dar lances menores por causa da “maldição do vencedor” em leilões. Ou seja, alguém achar que saiu no prejuízo por estar pagando a mais sobre um produto.

Dessa forma, os dois criaram um formato de leilão para vender itens inter-relacionados simultaneamente com o produto “mais importante”.

Do mesmo modo, Paul Milgrom formulou uma teoria que um leilão gera preços mais altos quando os compradores obtém dados sobre os lances planejados de outros licitantes.

A justificativa por esse estudo ter sido merecedor pelo júri foi a seguinte: “Leilões são extremamente importantes… esses novos formatos atendem à sociedade em todo o mundo…”

leilão vendido GIF por David nobel de economia

• Veja também: O que aconteceu no primeiro debate presidencial dos EUA?

Conhecendo mais os vencedores

Agora que conhecemos o estudo por trás do Prêmio Nobel de Economia, vamos conhecer as pessoas por trás disso.

Paul R. Milgrom nasceu em 1948 em Detroit, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ele tem seu PhD feito na Universidade de Stanford e leciona na mesma Universidade nos dias de hoje.

O seu trabalho é focado em leilões, além do que já foi citado acima, ele projetou novos leilões para publicidade na internet e serviços complexos. Dessa forma, a intersecção entre publicidade e complexidade serve para criar leilões mais simples e diretos.

Robert B. Wilson nasceu em Geneva, Estados Unidos em 1937. Ele tem doutorado pela Universidade de Harvard e hoje leciona na Universidade de Stanford.

Desse modo, ele estuda a teoria dos jogos e suas aplicações aos negócios e economia. Dessa forma, a contribuição do professor tem sido para projetos de leilão competitivas no mercado petrolífero.

Image nobel de economia

• Veja também: Por que a previsão de queda do PIB brasileiro melhorou?

O Nobel decepcionou esse ano?

Parece que esse ano, o prêmio Nobel de Economia não agradou algumas pessoas na área de economia. Segundo elas, o Banco Central da Suécia não premiou um trabalho que realmente mostrava a importância da economia no Mundo.

Diferentemente do ano passado, em que o prêmio foi para um trabalho de combate à pobreza.

Se você quiser saber tudo sobre o Nobel de Economia de 2019, clique no botão abaixo.

Do mesmo modo, o ano que a gente vive também não ajudou muito. A impressão que fica é que o Banco Central da Suécia ignorou uma das maiores crises da história do mundo.

Gostou do texto? Deixe nos comentários a sua opinião.